A sobrecarga nas instalações elétricas é um assunto sério e que pode ocorrer em qualquer tipo de edifício. O problema, normalmente, surge de erros cometidos na elaboração do projeto ou de falhas que acontecem durante a operação do sistema.
Muitos casos apresentam inconformidades em relação à ABNT NBR 5410/2004 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão, norma que determina todos os critérios para projeto, manutenção e execução dos sistemas em baixa tensão no Brasil.
A sobrecarga elétrica é decorrente do excesso de carga ligada em determinado circuito e/ou tomada. Em outras palavras, ao conectar diferentes equipamentos no mesmo ponto, a corrente elétrica passa a ser maior do que aquela suportada pelos fios e cabos. O curto-circuito, por sua vez, é o excesso de corrente que acontece devido a uma falha que provoca a ligação direta de uma das fases de determinado circuito com outra fase, ou com um condutor neutro.
O curto-circuito pode ter origem na sobrecarga elétrica. Porém, quando o sistema é bem dimensionado e está em conformidade com a ABNT NBR 5410, isso não deve acontecer. Se a instalação estiver isenta de falhas, o sistema é desligado pela proteção termomagnética realizada pelo disjuntor, evitando a perda da isolação e consequente curto-circuito