Com a pandemia, infraestrutura do ambiente de TI corporativo deixa de ser responsabilidade dos gestores da área para ser dividida.

Não é mais novidade que estamos vivendo em um cenário que se torna a cada dia mais digital. A tão esperada Transformação Digital para alguns segmentos da economia foi não somente antecipada com a chegada da pandemia, que mudou radicalmente, a vida do planeta, mas acelerada.

A migração repentina para o ambiente digital foi a estratégia adotada por diversos setores para sobreviver no mercado, mesmo que muitas empresas ainda estivessem tendo suas primeiras experiências neste formato. Mesmo diante de inúmeros desafios que a crise do Covid-19 insiste em impor à sociedade diariamente, a tecnologia tem sido uma “tábua de salvação” para muitos segmentos e uma forma de transpor as dificuldades em um cenário ainda incerto.


A tecnologia não só impactou diretamente o trabalho remoto nesse momento de isolamento social, mas se tornou nesses últimos três meses a única alternativa para que diversos profissionais e empresas mantivessem sua operação, escolas não paralisassem o ano letivo e consumidores de forma geral pudessem se divertir e com isso, a roda da economia continuasse a girar. Naturalmente, essa mudança de comportamento da sociedade levou a um aumento na ponta por serviços considerados essenciais, como energia elétrica e internet.


*Pedro Al Shara é CEO da TS Shara