Contar com os melhores cabos de áudio é um diferencial em estúdios, shows e projetos de sonorização. Tendo os equipamentos corretos, você será surpreendido pela qualidade do áudio, o que deixará seu evento mais agradável ao público.

Mas, escolher um bom cabo de áudio envolve certos conhecimentos prévios. Por isso, neste artigo você conhecerá os principais itens disponíveis no mercado e suas características. Também daremos dicas sobre o que você precisa levar em conta quando for comprar cabos de áudio.

 

Os principais tipos de cabos de áudio:
Primeiramente, você precisa saber a diferença entre cabo analógico e cabo digital. O primeiro transmite áudio por meio de variação de sinais elétricos. O segundo transmite sinais digitais através de código binário, que é a linguagem do computador.

Agora, vejamos os principais tipos de cabos analógicos e digitais.

Cabos Paralelos
Os cabos paralelos ou cabos polarizados são cabos compostos por 2 fios condutores sem blindagem. Necessariamente eles precisam ter uma sinalização diferenciando cada via, para ficar claro qual seria o pólo positivo e o pólo negativo na conexão. Geralmente são utilizados na ligação de caixas de som passivas.

Cabos analógicos
Os cabos analógicos podem ser balanceados ou não-balanceados. Cabos balanceados possuem dois fios condutores e a malha(terra). Já os não-balanceados possuem apenas um fio condutor e a malha.

Com esse fio adicional, o cabo balanceado consegue minimizar a interferência de ruídos provocados por ondas de rádio e equipamentos eletrônicos. Por isso, cabos balanceados são muito utilizados em projetos de áudio profissionais.